A Vida como ela é - NELSON RODRIGUES

                 A Vida Como Ela É

Quem nunca traiu, em atos ou pensamentos? Quem não se interessa pelos deslizes alheios? Os enganos e desenganos das pessoas em relacionamentos amorosos renderam e vão render livros e mais livros. Mas a contribuição de Nelson Rodrigues nesse assunto é especial, única e sempre atual. 

Em A Vida como ela é (Companhia das Letras, 1992), Nelson fala de adultério - ou adultérios; uma variedade de formas e interpretações dele. Contos escritos diariamente, de 1951 a 1961, para o jornal Última Hora, datilografados ali mesmo no calor da redação do jornal, entre cigarros e cafezinhos. Contos com finais quase sempre inusitados, que levam a gente, no final, do espanto ao riso. 

Moralistas, feministas, politicamente corretos, ... Alerta de spoiler pra quem não conhece o autor: para Nelson Rodrigues, ninguém é santo, mulher normal gosta de apanhar, e toda hipocrisia será castigada. Porque pra ele importa menos o ato da transgressão em si do que os motivos e as consequências dele, o que faz as pessoas trair (ou não), e como os implicados vão lidar com isso.
 
Se as convenções e as instituições sociais, como o casamento, a fidelidade conjugal e a família, são amarras que pouco seguram os desejos de homens e mulheres, também vai te prender à coletânea o tempero das saborosas iguarias que esse livro nos oferece. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nada de Novo no Front ERICH MARIA REMARQUE

Citações de LA ROCHEFOUCAULD

SHAKESPEARE - Soneto 116 e três traduções